A partilha de informações de forma prática e simples, permite complementar saberes entre profissionais e acrescentar experiências com os que, perante um imprevisto, precisam de forma informada agir eficazmente - crianças, jovens e adultos/famílias.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Síndrome de Aperger

A Síndrome ou transtorno de Asperger é uma síndrome do espectro autista que se diferencia do autismo clássico por não comportar nenhum atraso global no desenvolvimento cognitivo ou na linguagem do sujeito. A Síndrome de Asperger é, então, definida como uma perturbação do desenvolvimento que se manifesta por alterações na interacção social, na comunicação e no comportamento, estando classificada num subgrupo do espectro de autismo, com critérios de diagnóstico específicos.
Em Portugal, estima-se que o numero de crianças afectadas ronde os 40 mil, verificando-se uma maior prevalência no sexo masculino - cerca de 5 rapazes para 1 rapariga.
Embora seja sempre fundamental um diagnóstico médico efectuado por um especialista, existem alguns sinais de alerta que pais, educadores e professores devem conhecer:

•atraso na linguagem ou linguagem e/ou comunicação pobres, apresentando, muitas vezes ecolálias
•dificuldades ao nível do pensamento abstracto
•dificuldades de relacionamento social; interacção pobre entre pares
•comportamento social e emocional desajustado
•dificuldade em entender e expressar emoções
•jogo simbólico e actividade imaginativa pobres ou ausentes
•obsessão por determinados temas ou assuntos
•comportamentos repetitivos e ritualistas
•dificuldade de adaptação à mudança ou alteração de rotinas
•atraso no desenvolvimento motor (motricidade fina e motricidade grossa)
•hipersensibilidade sensorial (roídos, cheiros, sabores, luzes...)
•baixo nível de tolerância à frustração

Embora as crianças portadoras de Asperger devam ser acompanhadas por técnicos especializados, indicamos algumas estratégias de intervenção/actuação que pais e professores podem aplicar no dia-a-dia:
•manter contacto visual com a criança
•dar ordens simples, claras e precisas, certificando-se de que a crianças as entendeu bem
•elogiar e valorizar os esforços
•não castigar; propor comportamentos alternativos
•organizar o ambiente de forma adequada, evitando estímulos que possam distrair e/ou perturbar
•preparar a criança para todas as mudanças de ambiente e/ou rotinas

Em Portugal, desde Novembro de 2003 que existe a APSA - Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, que tem como missão informar e implementar acções de divulgação e sensibilização relacionadas com a Síndrome de Asperger, tendo como fim último a melhor integração possível destes indivíduos.

Fontes:
APSA - Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger

1 comentário:

  1. Meu filho foi diagnosticado com Asperger,na escola está no segundo ano e tem uma auxiliar que o ajuda com as atividades,em provas...
    Ele não é alfabetizado e a diretora falou que ele vai para o 3 ano e não tem direito a ter uma auxiliar porque ele não é dependente...E ele teria que estudar em uma escola co menos alunos na classe.
    Falei para a diretora que se eu pudesse já tinha o clocado em uma escola particular.
    Não sei como vai ser,uma professora para 25 alunos e meu filho não ter um acompanhamento especial. Obrigada.

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