A partilha de informações de forma prática e simples, permite complementar saberes entre profissionais e acrescentar experiências com os que, perante um imprevisto, precisam de forma informada agir eficazmente - crianças, jovens e adultos/famílias.

sábado, 9 de novembro de 2013

TDAH (Transtorno Déficit de Atenção/Hiperatividade) - Diagnóstico Diferencial

1.  Os sintomas de desatenção são mais comuns entre crianças com baixo QI colocadas em contextos escolares em desacordo com sua capacidade intelectual.

Fonte: http://pt.depositphotos.com/
2.  Em crianças com Défice Intelectual, um diagnóstico adicional de TDAH deve ser feito apenas se os sintomas de desatenção ou hiperatividade forem excessivos para a idade mental da criança. A desatenção na sala de aula pode também ocorrer quando crianças com alta inteligência são colocadas em ambientes escolares pouco estimuladores.

3.  O TDAH também deve ser diferenciado da dificuldade no comportamento dirigido a objetivos em crianças oriundas de ambientes inadequados, desorganizados ou caóticos.

4.  Indivíduos com comportamento de oposição podem resistir ao trabalho ou tarefas escolares que exigem autodedicação, apresentando relutância em às exigências dos outros. Esses sintomas devem ser diferenciados da evitação de tarefas escolares em indivíduos com TDAH.

5.  Alguns indivíduos com TDAH desenvolvem atitudes oposicionais secundárias em relação a essas tarefas e desvalorizam sua importância, frequentemente como uma racionalização para seu fracasso.

6.  O TDAH não é diagnosticado se os sintomas são melhor explicados por outro transtorno mental (por ex., Transtorno do Humor, Transtorno de Ansiedade, Transtorno da Personalidade, Transtorno Dissociativo, Alteração da Personalidade Devido a uma Condição Médica Geral, ou um Transtorno Relacionado a Substância). Em todos esses transtornos, os sintomas de desatenção tipicamente iniciam após os 7 anos de idade, e a história do ajustamento à escola na infância geralmente não se caracteriza por um comportamento diruptivo ou queixas de professores envolvendo comportamento desatento, hiperativo ou impulsivo.

7. Quando um Transtorno do Humor ou Transtorno de Ansiedade ocorre concomitantemente com o TDAH, cada um deles deve ser diagnosticado. O TDAH não é diagnosticado se os sintomas de desatenção e hiperatividade ocorrem exclusivamente durante o curso de um Transtorno Invasivo do Desenvolvimento ou um Transtorno Psicótico.

8.   Os sintomas de desatenção, hiperatividade ou impulsividade relacionados ao uso de medicamentos (por ex., broncodilatadores, isoniazida, acatisia por neurolépticos) em crianças com menos de 7 anos de idade não são diagnosticados como TDAH, mas sim como Transtorno Relacionado a Outras Substâncias, Sem Outra Especificação.

DSM IV - Manual Estatístico Diagnóstico de Transtornos Mentais, 4ª edição

Sem comentários:

Enviar um comentário