A partilha de informações de forma prática e simples, permite complementar saberes entre profissionais e acrescentar experiências com os que, perante um imprevisto, precisam de forma informada agir eficazmente - crianças, jovens e adultos/famílias.

sábado, 9 de novembro de 2013

Estratégias para lidar com alterações na comunicação no TDAH

·     Despiste possíveis atrasos de linguagem. Intervenha quando necessário. E em adultos, adapte o próprio estilo de comunicação, tanto quanto for possível.

Fonte: http://pt.depositphotos.com/19816055/
·     Avaliar os atrasos específicos através de testes adequados, e posteriormente iniciar uma intervenção adequada.

·   Esperar até que obter toda a atenção da criança antes de iniciar um pedido ou uma conversa, caso contrário, detalhes provavelmente serão perdidas. Ajudar na transição da atenção usando uma ajuda verbal, como "José, tenho uma pergunta para ti.  Se for útil, utilize ajudas físicas, como um pequeno toque suave no ombro e , em seguida, tentar manter contato ocular. A mesma técnica (talvez sem o toque) pode ajudar também nos adultos com TDAH.

·   Oferecer " tempo prolongado " na conversa,  permitindo que as crianças que se esforçam para  reunir ideias, organizar e estabelecer as suas respostas.

·     Realizar pausas e segmentar o discurso, recorrendo se necessário a pistas visuais, como contar pelos dedos enquanto falar. Sem julgamento, reformular ou repetir a mensagem quando necessário. Certificar-se que entendeu o que foi dito.


Sem comentários:

Enviar um comentário