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quinta-feira, 14 de novembro de 2013

ESTRATÉGIAS EM CONTEXTO ESCOLAR NA S. ASPERGER - ÁREAS COMUNICATIVA E SOCIAL

ASPERGER E ÁREA COMUNICATIVA

  • Dificuldade na compreensão de aspetos do ambiente e na antecipação de acontecimentos ou experiências.
  • Boa articulação verbal e vocabulário extenso, no entanto apresentam défice nos mecanismos de comunicação.
  • Dificuldade na expressão de emoções, em compreender piadas, expressões idiomáticas e metáforas.
  • A qualidade da comunicação pode deteriorar-se acentuadamente em situações de maior stress.
  • Geralmente apresentam boas competências de memória, nas áreas de matemática e conhecimento do meio.


 ESTRATÉGIAS COMUNICATIVAS PARA O CONTEXTO ESCOLAR

As atividades neste domínio pretendem facilitar a comunicação em geral, melhorar a participação nas instruções dadas pelo professor, nas atividades escolares e no relacionamento com os colegas.
  1.    Fale devagar, utilizando frases claras e concisas. Utilize sequências de instruções curtas. Por exemplo, em vez de: " Pega no teu livro de Matemática, abre a página 23 e lê a texto e responde às perguntas na página 24" substitua por: "1. Pega no livro de Matemática (quando o fizer) 2. Abre-o na página 23 (quando o fizer) 3. Lê o texto (quando o fizer) 4. Vira a página 24 (quando o fizer) 5. Responde as perguntas na página 24."
  2.    Não fazer perguntas ou comentários insistentemente. Evite insistir em frente aos restantes alunos, discutir ou fazer perguntas sobre interesses isolados. Limitar este comportamento definindo um tempo próprio em cada dia para que a criança fale sobre o que lhe interessa. Isso será parte da sua rotina diária de forma a reduzir observações inapropriadas.
  3.    “O que eu penso e o que digo”: serve para impedir que a criança diga palavras ofensivas a outras pessoas. Num papel colocar uma imagem de um menino a falar com um balão e uma nuvem. No final do dia na escola, o professor vai dizer à mãe as palavras ou frases "ofensivas" do filho: por exemplo, a criança disse que "…". No desenho ao lado de uma nuvem, a mãe escreve "… " e no balão ao lado vai colocar uma imagem que representa “manter o silêncio”. "O que fica na nuvem, tu podes pensar e não dizer na sala de aula." O aluno vai aprender que há palavras que só pode pensar, mas não dizer e as fotos da nuvem e balão ajudam na discriminação entre elas. Pode ser feito um álbum com cada desenho, para monitorizar o comportamento.
  4.    Dar significado verbal às suas ações, deixando-a saber o que faz em cada ação (por exemplo quando desenha, dizer “desenhas muito bem”; quando grita, dizer “estás a gritar”, “precisas falar mais baixinho!”; quando pega no material escolar do colega “estás a pegar nas no material escolar dos teus colegas e ele precisa deles”.
  5.    Modelagem de palavras: Modelar as palavras exatas que tem de utilizar e fazer com que as repita. Se tenta tirar uma borracha a alguém, dizer-lhe “emprestas-me a tua borracha”; se ela grita, repetir-lhe a mesma frase em volume baixo e dizer-lhe “agora diz o que disseste mais baixinho”; se ela sair da sala sem autorização para ir à casa de banho, dizer-lhe “diz… posso ir à casa de banho?”.
  6.    Tomar turnos de conversação adequados, sabendo quando intervir numa conversa. É possível que não reconheçam as pausas e sinais não verbais que convidam a participar em situações em grupo. Para isso, pode utilizar-se um objeto (como uma bola), de forma que apenas a pessoa que a sustente nesta atividade tenha o direito de falar.

ASPERGER E ÁREA SOCIAL
  • Ausência de reciprocidade social e emocional.
  • Habitualmente preferem estar sozinhos. Muitos esforçam-se muito por socializar, no entanto quando se aproximam dos outros tendem a faze-lo de forma desadequada.
  • Incapacidade de extrair significado das chaves sociais e dar resposta adequada tanto social como emocionalmente.
  • Dificuldade em “ler” de forma efetiva as perspetivas dos outros e em dar respostas adequadas.
  • Dificuldade em entender expressões faciais.
  • Gostam de ser elogiados, ganhar e ser os primeiros. Não reagem bem a críticas e fracassos.


ESTRATÉGIAS SOCIAIS PARA O CONTEXTO ESCOLAR

  1.     Antecipar de eventos quando na escola ocorrer uma atividade não-rotineira, como visitas ao zoológico, etc. No dia anterior, antecipar a atividade com recurso a imagens (" história social ").
  2.    Para preparar a criança para um trabalho individual, será necessário proporcionar-lhe informação escrita e acompanhada de imagens, de forma a responder às questões “Que esperam que eu faça?” (trabalho, jogo, conversação…); “Quanto tempo tenho para o fazer?”; “Como começo e acabo?”; “ Que vou fazer depois?”.
  3.    Modelagem de palavras: Proporcionar um repertório de respostas para utilizar em situações distintas de interação com outras crianças. Ensinar o que dizer e como dizer modelando palavras concretas e fazendo com que as repita “Posso jogar?”; “Emprestas-me a tua bola?”.
  4.     Ensinar de forma explícita regras e convencionalismos sociais que podem ser retidos intuitivamente ou por imitação, exagerando na utilização de “por favor”, “obrigada”…
  5.    Ajudar a controlar e prevenir comportamentos desajustados e situações de stress. Elaborar listagem de passos concretos a realizar (como: 1. Respirar profundamente 3 vezes; 2. Contar 3 vezes os dedos da mão direita; 3. Dizer que quer falar com a professora). A lista deverá estar sempre à mão.
Fonte: http://pt.depositphotos.com/
     Adaptado de: FICHERO DE ACTIVIDADES DE APOYO PARA LA INTERVENCION EDUCATIVA DE LOS ALUMNOS CON                                         SINDROME DE ASPERGER - Lic. Aydé P. Torres Juárez Psic. Olivia Escorza Rodríguez

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