Objetivo Geral
O Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) da CERCIFAF tem como objetivo apoiar a inclusão das crianças e jovens com deficiência e incapacidade, em parceria cos as estruturas da comunidade, no que se prende com o acesso ao ensino, à formação, ao trabalho, ao lazer, à participação social e à vida autónoma, promovendo o máximo potencial de cada indivíduo.
prestar apoio a alunos dos 0 (zero) aos 18 anos de idade com Necessidades Educativas Especiais de Carácter Permanente integrados no Ensino Regular, de acordo com o definido no Decreto-Lei 3/2008, nos estabelecimentos de educação dos Agrupamentos da sua área de abrangência.
prestar apoio a alunos dos 0 (zero) aos 18 anos de idade com Necessidades Educativas Especiais de Carácter Permanente integrados no Ensino Regular, de acordo com o definido no Decreto-Lei 3/2008, nos estabelecimentos de educação dos Agrupamentos da sua área de abrangência.
O CRI tem como Objetivos Específicos:
- Apoiar a elaboração, a implementação e a monitorização de programas educativos individuais;
- Criar e disseminar materiais de trabalho de apoio às práticas docentes, nos domínios da avaliação e da intervenção;
- Consciencializar a comunidade educativa para a inclusão de pessoas com deficiências e incapacidades;
- Promover a monitorizar processos de transição da escola para a vida pós-escolar de jovens com deficiências e incapacidades;
- Mobilizar as entidades empregadoras e apoiar a integração profissional;
- Promover os níveis de qualificação escolar e profissional, apoiando escolas e os alunos;
- Promover a formação contínua dos docentes;
- Promover ações de apoio à família;
- Promover a participação social e a vida autónoma;
- Conceber e implementar atividades de formação ao longo da vida para jovens com deficiências e incapacidades;
- Apoiar o processo de avaliação das situações de capacidade por referência à Classificação Internacional, de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF);
- Promover acessibilidades.
Público Alvo
Alunos que frequentam a escolaridade obrigatória e que possuem Necessidades Educativas Especiais de Carácter Permanente, integrados no Ensino Regular, de acordo com o definido no Decreto-Lei 3/2008, nos estabelecimentos de educação dos Agrupamentos de Escolas dos concelhos de Fafe, Cabeceiras de Basto, Mondim de Basto, Celorico de Basto e Vieira do Minho.
Áreas de Intervenção
Constituem áreas de intervenção:
- Apoio à avaliação especializada das crianças e jovens com necessidades educativas especiais de caráter permanente;
- Apoio à execução de atividades de enriquecimento curricular, designadamente a realização de programas específicos e prática de desporto adaptado;
- Apoio à elaboração, implementação e acompanhamento de programas educativos individuais;
- Desenvolvimento de respostas educativas no âmbito da educação especial, entre outras, ensino de Braille, de treino visual, de orientação e mobilidade, terapias, acompanhamento psicológico e ensino da língua gestual portuguesa; Desenvolvimento de ações de apoio à família; Produção de materiais com conteúdos de apoio ao currículo com formatos acessíveis;
- Apoios à utilização de materiais adaptados e de tecnologias de apoio.
Mais informações, consulte:
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