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segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Diagnóstico e Classificação das PEA (Autismo)

   
Fonte: http://pt.depositphotos.com/5686311/
   Atualmente considera-se que a classificação de autismo tem por base o 
comportamento, sendo este a expressão sintomática final de uma perturbação cerebral provocada por diferentes tipos de lesões e mantendo-se sempre a tríade de incapacidades de comunicação, interação social e comportamento. 
  As manifestações do transtorno variam imensamente, dependendo do nível de desenvolvimento e da idade cronológica do indivíduo. As características dos transtornos graves de desenvolvimento incidem num comprometimento grave e global em diversas áreas, tais como nas habilidades de interação social recíproca, nas habilidades de comunicação ou presença de estereotipias de comportamento e nos interesses e atividades. Os prejuízos nas áreas aqui mencionadas vão afetar acentuadamente o desenvolvimento e a idade mental do individuo.
   A sucessão de definições, divergências e dificuldades originou uma certa confusão, nomeadamente no que se refere ao diagnóstico, tendo surgido sucessivos sistemas. Contudo, a maioria da comunidade científica dos nossos dias baseia as suas investigações em um dos dois sistemas clínicos de diagnóstico formalmente aceites: o DSM – IV (APA) e o ICD 10 (OMS). 


   No DSM-IV-TR, (Diagnostic and Statiscal Manual of Mental Disorders – Manual de Diagnóstico e de Estatística das Perturbações Mentais), esta problemática está dividida  em subcategorias que formam o que atualmente vários autores denominam de «Espectro do Autismo», onde englobam todas as pessoas que estão diagnosticadas com Autismo (Marques, 2000).

Esta nova designação inclui:
• Autismo Clássico, Perturbação Autística ou Autismo Infantil, também designado por Síndroma de Kanner.
Perturbação de Asperger, quando a criança tem um QI próximo da normalidade, com a particularidade de apresentar um quociente de verbalização equivalente ao de realização, mantendo no entanto, o défice social. Geralmente têm também as capacidades óculo – manuais e de motricidade fina comprometidas (Gillberg e Peeters, 1995).
Perturbação de Rett.
Perturbação Desintegrativa da Segunda Infância, que engloba a criança com um desenvolvimento normal no começo da sua vida, até 2 a 4 anos de idade, aparecendo, de forma gradual, sintomas tipicamente autistas.
Perturbação Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação (incluindo o Autismo Atípico, que apresenta certos sintomas característicos do autismo, mas não cumpre os critérios necessários para o Síndroma de Kanner ou de Asperger).

O Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (Diagnóstic and Statistical Manual of Mental Disorders) DSM-IV, da Associação Americana de Psiquiatria (APA), foi em 2002 revisto, passando a categoria de transtornos invasivos de desenvolvimento para Transtornos globais do desenvolvimento (TGD).
São considerados Transtornos Globais de Desenvolvimento:
• Transtorno Autista; Transtorno de Rett; Transtorno Desintegrativo da Infância; Transtorno de Asperger; Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra Especificação.


Critérios de Diagnóstico - Transtorno autista

A. Um total de seis (ou mais) itens de (1), (2) e (3), com pelo menos dois de (1), um de (2) e um de (3):
(1) Comprometimento qualitativo da interação social, manifestado pelo menos por pelo menos dois dos seguintes aspectos:
   (a) comprometimento acentuado no uso de múltiplos comportamentos não verbais, tais como: contacto visual, expressão facial, posturas corporais e gestos para regular a interação social.
     (b) fracasso em desenvolver relacionamentos com seus pares apropriados ao nível de desenvolvimento.
   (c) ausência de tentativas espontâneas de compartilhar prazer, interesses ou realizações com outras pessoas (por exemplo, não mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse).
     (d) ausência de reciprocidade social ou emocional.
(2) Comprometimento qualitativo da comunicação, manifestado por pelo menos um dos seguintes aspectos:
     (a) atraso ou ausência total de desenvolvimento da linguagem falada (não acompanhado por uma tentativa de compensar por meio de modos alternativos de comunicação, tais como gestos ou mímica).
     (b) em indivíduos com fala adequada, acentuado comprometimento da capacidade de iniciar ou manter uma conversa.
      (c) uso estereotipado e repetitivo da linguagem ou linguagem idiossincrática.
    (d) ausência de jogos ou brincadeiras de imitação social variados e espontâneos próprios do nível de desenvolvimento.
(3) Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades, manifestados por pelo menos um dos seguintes aspectos:
     (a) preocupação insistente com um ou mais padrões estereotipados e restritos de interesse, anormais, em intensidade ou foco
     (b) adesão aparentemente inflexível a rotinas ou rituais específicos e não funcionais
     (c) maneirismos motores estereotipados e repetitivos (por exemplo, agitar ou torcer as mãos ou dedos, ou movimentos complexos de todo o corpo)
     (d) preocupação persistente com partes de objetos

B. Atrasos ou funcionamento anormal em pelo menos uma das seguintes áreas, com início antes dos 3 anos de idade: (1) interação social, (2) linguagem para fins de comunicação social ou (3) jogos imaginativos ou simbólicos.

C. A perturbação não é melhor explicada por Transtorno de Rett ou Transtorno Desintegrativo da Infância.


 Critérios de Diagnóstico - Transtorno de Rett

   Caracteriza-se por um desenvolvimento normal nos primeiros meses de vida da criança. Após este período passa a perder aptidões antes adquiridas. É raro e afeta exclusivamente crianças do sexo feminino. 

                 Critérios de Diagnóstico - Transtorno Desintegrativo da Infância

A. Desenvolvimento aparentemente normal, pelo menos durante os 2 primeiros anos após o nascimento, manifestado pela presença de comunicação verbal e não-verbal, relacionamentos sociais, jogos e comportamento adaptativo apropriados à idade.
B. Perda clinicamente significativa de habilidades já adquiridas (antes dos 10 anos) em pelo menos duas das seguintes áreas:
   (1) linguagem expressiva ou recetiva
   (2) habilidades sociais ou comportamento adaptativo
   (3) controle intestinal ou vesical
   (4) jogos
   (5) habilidades motoras
C. Anormalidades do funcionamento em pelo menos duas das seguintes áreas:
   (1) prejuízo qualitativo na interação social (por ex., prejuízo nos comportamentos não verbais, fracasso para desenvolver relacionamentos com seus pares, falta de reciprocidade social ou emocional)
   (2) prejuízos qualitativos na comunicação (por ex., atraso ou ausência de linguagem falada, incapacidade para iniciar ou manter uma conversação, uso estereotipado e repetitivo da linguagem, falta de jogos variados de faz-de-conta
   (3) padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades, incluindo estereotipias motoras e maneirismos
D. A perturbação não é melhor explicada por um outro Transtorno Invasivo do Desenvolvimento específico ou por Esquizofrenia.

  Critérios de Diagnóstico - Transtorno de Asperger

   Esta perturbação aparece mais frequente nas pessoas de sexo masculino, sendo o seu início mais tardio que a PEA. É durante o período pré-escolar que se observa a lentidão ou mesmo o atraso motor. As crianças com esta perturbação apresentam padrões de comportamento, interesses e atividades restritos, repetitivos e estereotipados.
  Contrariamente à perturbação Autista, na Perturbação de Asperger não há um atraso significativo na linguagem.

A. Prejuízo qualitativo na interação social manifestado por pelo menos dois dos seguintes requesitos:
   (1) prejuízo acentuado no uso de múltiplos comportamentos não-verbais, tais como: contato visual direto, expressão facial, posturas corporais e gestos para regular a interação social
   (2) fracasso para desenvolver relacionamentos apropriados ao nível de desenvolvimento com seus pares
   (3) ausência de tentativa espontânea de compartilhar prazer, interesses ou realizações com outras pessoas (por ex., deixar de mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse a outras pessoas)
   (4) falta de reciprocidade social ou emocional

B. Padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades, manifestados por pelo menos um dos seguintes requesitos
   (1) insistente preocupação com um ou mais padrões estereotipados e restritos de interesses, anormal em intensidade ou foco
   (2) adesão aparentemente inflexível a rotinas e rituais específicos e não funcionais
   (3) maneirismos motores estereotipados e repetitivos (por ex., dar pancadinhas ou torcer as mãos ou os dedos, ou movimentos complexos de todo o corpo)
  (4) insistente preocupação com partes de objetos

C. A perturbação causa prejuízo clinicamente significativo nas áreas social e ocupacional ou outras áreas importantes de funcionamento.
D. Não existe um atraso geral clinicamente significativo na linguagem (por ex., palavras isoladas são usadas aos 2 anos, frases comunicativas são usadas aos 3 anos).
E. Não existe um atraso clinicamente significativo no desenvolvimento cognitivo ou no desenvolvimento de habilidades de auto-ajuda apropriadas à idade, comportamento adaptativo (outro que não na interação social) e curiosidade acerca do ambiente na infância.
F. Não são satisfeitos os critérios para um outro Transtorno Invasivo do Desenvolvimento ou Esquizofrenia.

                                               Critérios de Diagnóstico - 
Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra Especificação

    Utiliza-se esta categoria quando existe um défice grave e global no desenvolvimento da interação social recíproca ou na área da comunicação ou quando estão presentes comportamentos, interesses e atividades estereotipadas, mas que não podem ser incluídos numa Perturbação Global do Desenvolvimento específica. Esta categoria engloba também o chamado Autismo Atípico, ou seja, os casos que não se incluem na categoria de perturbação Autista. O Autismo Atípico caracteriza-se por um início desta patologia numa idade mais tardia, por uma sintomatologia atípica ou uma sintomatologia subliminar ou por  todos estes factos em conjunto.


Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (Internacional Estatística Classificativo o Dissecasses anda Relate Heth Problemas) CID-10, da Organização Mundial de Saúde (OMS):

Critérios Diagnósticos para F84.0 Autismo Infantil (CID-10)

Transtorno global do desenvolvimento caracterizado por:
a) um desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes da idade de três anos;
b) presença de uma perturbação característica do funcionamento em cada um dos três domínios seguintes: interação social, comunicação, comportamento focalizado e repetitivo;
O transtorno se acompanha comumente de numerosas outras manifestações inespecíficas, por exemplo, fobias, perturbações de sono ou da alimentação, crises de birra ou agressividade.

Retirado de:
http://www.scielo.br/pdf/jped/v80n2s0/v80n2Sa10.pdf

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