A partilha de informações de forma prática e simples, permite complementar saberes entre profissionais e acrescentar experiências com os que, perante um imprevisto, precisam de forma informada agir eficazmente - crianças, jovens e adultos/famílias.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Sugestões para a estimulação das aptidões linguísticas - dos 15 aos 18 meses

  • É importante estabelecer contacto ocular quando fala com o seu filho. Além de capturar a sua atenção e melhorar as competências de escuta, incentiva-o a manter contacto visual enquanto alguém fala. Esta é uma boa prática social para ajudá-lo a interagir mais eficazmente com os outros no futuro. Faça de conta que não parece ouvir o que ele diz a não ser olhe para o seu rosto. Para isso posicione-se de forma a garantir que se vejam mutuamente.
  • A sua imaginação desenvolve-se rapidamente, por isso pode usá-la para incentivar o uso da linguagem. Por exemplo, pode conversar com seus bonecos/ fantoches e finja que pode ouvi-los. Diga ao seu filho o que eles dizem e peça para falar com eles também. Ele rapidamente se junta a este tipo de brincadeiras imaginativas, e logo será capaz de dizer os seus nomes e todos os tipos de coisas. Nesta idade, um telefone de brincar tem a mesma finalidade. Por isso, ao falar ao telefone ele pode manter uma conversa imaginária com um dos seus amigos ou talvez um membro da família, os avós ou outros.
  • Mesmo que seu filho tenha muito para lhe dizer, e às vezes seja muito lento para falar sobre as suas ideias e sentimentos, tente não pressionar ou falar por ele. Relaxe e dê-lhe o tempo que for necessário. Ele pode precisar apenas de alguns momentos para encontrar as palavras que quer usar. Tenha toda a paciência que puder com ele!
  • Nesta idade começam a aprender os nomes de várias partes do corpo. Um bom momento para trabalhar essas palavras é a hora do banho, ou quando se vestir para ir para a cama. Faça esta atividade como um jogo casual, acariciando a palma da sua mão enquanto diz "Esta é a tua mão"... Faça o mesmo com os nomes dos objectos domésticos. Por exemplo, em vez de dizer ao seu filho "Guarda isso", diga "Põe os brinquedos na caixa grande." Assim quando fala com ele, vai ajudá-lo a expandir o seu vocabulário através de uma maior utilização da linguagem...

Boas brincadeiras ;)

Traduzido e adaptado de:

Sem comentários:

Enviar um comentário