
0 a 1A:
Desenvolvimento das vias auditivas sub corticais e tálamo cortical.
Fase pré-lingüística, uso da expressão facial e gestos para comunicação.
Lalação (sons sem significado), ecolalia (repetição da palavra sem entendê-la).
1 a 4A:
Desenvolvimento das vias córtico nucleares e vias de associação intra e inter-hemisféricas.
Sistema Fonológico – Aumento progressivo da capacidade de discernir os sons e de produzi-los com objetivo de formar novas palavras e frases.
Sistema Semântico - Aumento progressivo da capacidade de compreender a fala e seu significado.
Sistema Pragmático – Aumento progressivo da capacidade de usar a linguagem com um sentido de comunicação social.
4 a 6A:
Estágio visual da leitura - análise visual do estímulo gráfico.
Há o aprimoramento da parte mais visual das palavras. Nesse estágio, a criança já consegue transcrever algumas palavras, sem entender muito que elas dizem. Podem copiar, por exemplo, o seu nome que a mãe escreveu no papel (copiam, mas só sabem que é nome porque a mãe falou).
5 a 7A:
Estágio fonológico da Leitura – Reconhecimento e processamento dos sons associados ao símbolo gráfico.
A criança aprende a ler e a escrever de forma silabada. A capacidade de compreensão sonora da leitura começa a se exibir. Há uma ligação dos sons das palavras com o significado que elas venham a ter. Por exemplo, a criança começa a entender que se juntar as sílabas es+co+la se formará a palavra escola e ela entenderá o significado dessa grafia (nessa fase a compreensão começa a ser adquirida).
7 a 9A:
Estágio ortográfico da Leitura – Estágio de memorização e leitura da palavra inteira.
A criança aprende a ler de forma fluída e com bom nível de compreensão.
Assim, até os nove anos de idade, esse processo intelectual se consolidará com o aprimoramento da capacidade de leitura, fluente e compreensível. Aqui, a criança é capaz de ler em voz alta na sala de aula de forma ininterrupta e inteligível para si e para quem ouve.
Resumidamente, algum processo que, venha a atrapalhar o desenvolvimento de qualquer um desses estágios de forma concreta, no próprio desenvolvimento do sistema nervoso, pode desencadear um tipo de dislexia.
Retirado de: http://pt-br.infomedica.wikia.com/wiki/Dislexia,_a_Cegueira_de_Palavras
http://www.neuropediatria.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=91:dislexia--aspectos-neurologicos&catid=58:dislexia&Itemid=147
Imagens: Fonte: Guyton e Hall, capítulo 57
Cererbro dislexico por raulespert
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