A partilha de informações de forma prática e simples, permite complementar saberes entre profissionais e acrescentar experiências com os que, perante um imprevisto, precisam de forma informada agir eficazmente - crianças, jovens e adultos/famílias.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Intervenção do TF na Síndrome de Down

A regularidade e o enfoque do trabalho realizado vão depender das necessidades dos pais e da criança em diferentes fases da vida.

ÁREAS DE INTERVENÇÃO

·   Articulação dos sons, linguagem oral, leitura e escrita: 
Fonte: http://pt.depositphotos.com/
  • O TF apoia na construção da linguagem e sua relação com as áreas do desenvolvimento humano (neuropsicomotor, cognitivo, emocional e social). Este processo é fundamental para o desenvolvimento da comunicação. A experiência clínica mostra que o desenvolvimento cognitivo é mais eficiente do que o desenvolvimento da linguagem.
  •  Durante o desenvolvimento da linguagem, a recetiva é mais lenta que a expressiva. Neste momento, o trabalho do TF incide na orientação aos pais e familiares sobre o desenvolvimento da criança, com o objetivo de fortalecer os músculos da face, estimular o desenvolvimento cognitivo e da linguagem. 
  • Quando comparamos fala, linguagem e comunicação, a fala é de longe a mais difícil. Elas entendem muito bem os conceitos de comunicação e linguagem. Por isso, a maioria é capaz de se expressar vários meses antes de estar apta a usar a fala como principal meio de comunicação. Muitas começam a utilizar espontaneamente as palavras para comunicar entre os dois e três anos, mas, em geral, este processo é um pouco mais lento, podendo começar aos cinco anos de idade.
  • O processo só estará terminado quando estiverem reunidas condições para comunicar o que pensa e sente sem que haja dificuldades de compreensão, e que tenha condições de interagir e conquistar o seu espaço na sociedade onde está inserida.

·   Alimentação (sucção, mastigação e deglutição), coordenação entre as funções orais e a respiração, fortalecimento da musculatura da face e da boca:
  • A amamentação protege de infeções e contribui para o crescimento e desenvolvimento das estruturas da face e da boca. Devido à hipotonia muscular, costumam apresentar dificuldade de sucção, deglutição e coordenação dessas funções com a respiração. O TF pode contribuir para ajudar a mãe a encontrar a melhor forma de amamentar o seu bebé. Sempre que possível, a intervenção deve ocorrer logo após o nascimento. Quando a criança passar aos alimentos sólidos, o TF também pode ajudar na escolha dos alimentos e colheres que favoreçam o desenvolvimento das estruturas da boca e da face, contribuindo para o fortalecimento muscular. 

Sem comentários:

Enviar um comentário