A partilha de informações de forma prática e simples, permite complementar saberes entre profissionais e acrescentar experiências com os que, perante um imprevisto, precisam de forma informada agir eficazmente - crianças, jovens e adultos/famílias.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Estimular a Leitura também em casa

1. Seja o exemplo 

Como pai (ou mãe), é a pessoa com mais influência na educação dos seus filhos. Um dos seus papéis (entre muitos), é ajudá-los a aprender e a gostar de ler. 
Lembre-se de dar o exemplo. Se não tem hábitos de leitura deve cria-los para incentivar o seus filhos.

2. Hora certa
Com as crianças nós sabemos que há “horas calmas” e “horas agitadas”. Procure um lugar e uma hora calmos e sente-se com um livro. Dez a quinze minutos por dia são suficientes.

3. Respeitar o ritmo
Não se preocupe se o livro escolhido pelo seu filho parecer demasiado infantil. Cada criança tem um ritmo diferente. O importante é que o livro esteja sempre presente. A criança costuma dar sinais quando se sente preparada para passar para um próximo nível de leitura.

4. Descubra os gostos do seu filho
Talvez o que o seu filho gosta de ler não seja exatamente o que gostaria que ele lesse. Mas, para adquirir o hábito a leitura, é preciso sentir prazer e gostar do tema. Escolha temas diferentes e converse com a criança para conhecer os seus gostos.

5. Ler antes de dormir
Incentive o seu filho a ler todas as noites. Ler em conjunto é mais divertido, intercale a leitura com ele, 1 parágrafo ou frase, cada um. Conte-lhe histórias se ele ainda não souber ler. É importante ter iluminação direta ao lado da cama.
Fonte: http://pt.depositphotos.com/

6. Cuidados na correção
Se a criança pronunciar uma palavra de forma errada, não interrompa imediatamente. Dê tempo e oportunidade para a autocorreção. Se a criança não reconhecer o erro corrija-a e peça para repetir toda a frase.

7. Ser positivo
Se a criança diz algo quase certo no início de uma frase, tudo bem. Não diga - “Não, está mal”, diga: - “Vamos ler isso juntos” e dê ênfase às palavras ao pronunciá-las. Aumente a confiança da criança com dizeres positivos a cada pequena melhoria que ela consiga: “– Muito bom! Aprendes rápido!” “– Certo! És muito inteligente”, etc.


8. Sucesso é o caminho
Os pais ansiosos para que ver progressos rápidos na criança, de forma errada, oferecem livros difíceis. Isso pode causar o efeito oposto ao que pretendem. Lembre-se “Nada faz tanto sucesso quanto o sucesso”. Até que seu filho tenha mais confiança, é melhor continuar com livros fáceis. Pressioná-lo com um livro com muitas palavras desconhecidas não vai ajudar, muito pelo contrário. Não haverá fluxo, o texto não vai ser entendido e provavelmente a criança perde o gosto pela leitura.
9. Ler diariamente
Tente ler com seu filho todos os dias. Pouco, mas frequentemente é a melhor estratégia. Os professores têm o tempo limitado para ajudar, individualmente, na leitura.

10. Valorizar a leitura
 Provavelmente o seu filho tem o conto da semana na escola. Converse com ele, faça perguntas e comentários positivos. Assim a criança vê que está interessado no tema e que valoriza a leitura.

 Retirado de:

Sem comentários:

Enviar um comentário