A partilha de informações de forma prática e simples, permite complementar saberes entre profissionais e acrescentar experiências com os que, perante um imprevisto, precisam de forma informada agir eficazmente - crianças, jovens e adultos/famílias.

sexta-feira, 11 de março de 2011

A inclusão, um conceito a desconstruir....

Viver em cidadania implica garantir práticas de não discriminação, mas…porque é que as rotulamos? Mesmo apesar dos avanços sociais, as representações relativas a pessoas com necessidades especiais, têm ainda hoje um sentido pejorativo. São muitas (demasiadas) vezes apelidadas de deficientes, e atrás dessa rotulagem vem o reducionismo das expectativas sociais, facilmente transportado em estigma.


Viver em cidadania não tem de ser uma miragem, divinamente escrita em qualquer lugar que se pretenda politicamente correcto. Pode ser o rosto de uma escola ou de uma sociedade que se reja (ou esforce por reger) pela verdade, justiça, igualdade e solidariedade. Que ajude a criar uma identidade onde a educação para a diferença existe e é vivida e respeitada por todos. Pode bem ser uma realidade para aqueles que, pela sua condição, cultura ou crenças, não vejam negado o acesso à igualdade de oportunidades.


Todos temos essa responsabilidade social. É o que isto verdadeiramente significa!


Se não ajudamos, podemos sempre não complicar, já é uma ajuda.

                                                                                                  Celmira Macedo - Presidente da Direcção da LEQUE

Sem comentários:

Enviar um comentário