A partilha de informações de forma prática e simples, permite complementar saberes entre profissionais e acrescentar experiências com os que, perante um imprevisto, precisam de forma informada agir eficazmente - crianças, jovens e adultos/famílias.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Linguagem: Actividades divertidas para casa?!

Ora para sermos práticos, aqui estão algumas actividades de  linguagem divertidas que pode fazer em casa com seus filhos, com ou sem dificuldades:


1. "Mãos na massa" - Existem várias receitas, ponha-as com as crianças! É macio, seguro e cheira muito bem! Discutam sobre os ingredientes, as cores, os cheiros .... as possibilidades são infinitas! A imaginação não tem limites...

2. Música para os ouvidos - Use as panelas, recipientes, tupperwares, várias colheres e espátulas e comecem a rufar! E, enquanto está a tocar, cante!

3.Colagens, faça muitas - pegue em catálogos antigos e revistas e comece a cortar! Faça uma colagem de brinquedos, ou lugares que você gostaria de visitar, ou alimentos que sua criança gosta de comer. Fale sobre as fotos e o que vê e gosta. Para as crianças que estão a aprender a colocar as suas palavras em conjunto, utilize frases repetitivas, como "Eu vejo um ____" ou" Eu gosto ____".

4.Faça um filme caseiro - Tem uma Câmara de vídeo? Faça grupos e deixe-os fazer ... cantar, dançar, actuar, o que quiserem e, em seguida, passe-o na televisão para que eles possam ver a si mesmo. Eles vão adorar!

5.Entre no Faz de conta - Pegue m todos os brinquedos do seu filho e divirta-se. Brinque na casinha com bonecas, desfrute de um chá ou finja ser o seu herói preferido!

6.Cartões de agradecimento - Com a sua ajuda, os seus filhos dizem "obrigado" em cartões para todos os amigos e parentes que lhes deram presente. Um projecto simples inclui uma foto do seu filho colada a um pedaço de papel, com as suas mãos impressas circundando-a como um quadro. É uma lembrança agradável e com um toque pessoal!

Traduzido e Adaptado de: Early Intervention Speech Therapy
Homemade Speech and Language Activities
Em: http://community.advanceweb.com/blogs/sp_1/archive/2010/12/28/homemade-speech-and-language-activities.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário