A partilha de informações de forma prática e simples, permite complementar saberes entre profissionais e acrescentar experiências com os que, perante um imprevisto, precisam de forma informada agir eficazmente - crianças, jovens e adultos/famílias.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Snoezelen

Snoezelen
=
Snufflen
(bisbilhotar, explorar)
+
Doezelen
(estado de bem-estar, calma)

O Snoezelen, enquanto filosofia de intervenção terapêutica com pessoas com multideficiência, surgiu na Holanda nos anos 70, como uma fonte de exploração e relaxamento numa combinação única de música, efeitos luminosos, vibrações suaves, sensações tácteis e aromaterapia.

As pessoas com multideficiência, com incapacidade nas áreas de desempenho (comunicação, mobilidade…) têm uma restrição na participação activa sobre o mundo que as rodeia: dificilmente solicitam as pessoas, têm dificuldade em expressar as suas necessidades e por vezes até em pedir carinho.
Na intervenção e acompanhamento de pessoas com multideficiência, cujo mundo é o das sensações primárias, é importante pensar no desenvolvimento de cada sentido separadamente e como o estimular. É através da informação recebida pelos sentidos e processada pelo cérebro que nos conhecemos a nós mesmos e nos apercebemos dos sons, dos sabores, dos aromas, das cores, das formas, das texturas, da temperatura, das pessoas, etc., ou seja, contactamos com o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário