A partilha de informações de forma prática e simples, permite complementar saberes entre profissionais e acrescentar experiências com os que, perante um imprevisto, precisam de forma informada agir eficazmente - crianças, jovens e adultos/famílias.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Intervenção na criança com Multideficiência

A criança com multideficiência não aprende da mesma forma que as restantes crianças, uma vez que as suas dificuldades cognitivas, sensoriais, motoras, comunicativas e comportamentais influenciam o desenvolvimento global da mesma.
Procure conhecer a forma como a criança interage com o meio (como o explora, que tipos de objectos prefere, como comunica as suas vontades, desejos e necessidades, como reage às ajudas, entre outros), como recebe e processa a informação (conhecer que tempos necessita para responder a estímulos, quais são as suas preferências para processar a informação: tácteis, auditivas, visuais, olfactivas ou a combinação de 2 ou mais sentidos, entre outras).

Estratégias para desenvolver a Comunicação

- criar actividades diversificadas que propiciem a informação e originem a necessidade de comunicar – variando os espaços, as actividades, falar de temas de acordo com os seus interesses, …;
- identificar os parceiros com quem comunica através do nome, dum gesto ou de um objecto de referência – apresentar as crianças umas às outras, colocar questões ao grupo acerca das presenças e ausências, estabelecer uma rotina clara e com consequências das acções, dizer o nome da criança para obter a sua atenção….;
- estruturar as acções no tempo de forma sistemática – lavar as mãos antes de comer, vestir o casaco antes de ir para casa, …);
- organizar um calendário do tempo onde se indiquem as acções diárias e a sua sequência – utilizando desenhos, objectos e escrita, de acordo com as capacidades do aluno;
- Utilizar de switch sonoros;
- ter formas de comunicação variadas de acordo com as capacidades do aluno e de forma a que todos os presentes entendam – representar a mesma actividade de diversas formas, colocar a mão da criança sobre a sua para que esta sinta o que está a realizar e se sinta motivada para imitar,…;
- construir de tabuleiros com diferentes texturas (para utilizar como calendários, por exemplo);
- tomar atenção às formas de resposta do aluno (como: movimentos corporais, expressões, posturas, respirações, etc.);
- dar tempo para que a criança responda às iniciativa propostas;
- responder ao aluno de acordo com a situação, uma vez que determinados gestos são repetidos, mas dependendo da hora, da situação, do contexto, nem sempre querem dizer o mesmo – apontar para a rua de manhã pode significar ir passear, se for ao final do dia, pode significar que está a chegar alguém para o levar para casa,…;
- diversificar os contextos e parceiros de comunicação – levá-lo à sala de aula, ao recreio,…;
- levar o aluno a pedir materiais em função das actividades propostas, estimulando assim a comunicação – ao almoço não lhe dar o copo de água, não colocar o talher,…;
- responder de forma positiva a todas as formas e tentativas de comunicação – incentivar, dar pistas,…
- dar informação verbal acerca da actividade que a criança realiza, utilizando sempre a fala em conjugação com outras formas de comunicação;
- mediar a quantidade de informação e a forma como é transmitida à criança, uma vez que muita informação e mal estruturada pode ser motivo de confusão e mesmo de desmotivação para a criança.

Competências comunicativas a desenvolver

Na criança com multideficiência o professor/educador deve delinear as competências comunicativas a desenvolver tendo em conta as suas capacidades comunicativas, assim como as interacções sociais a que esta está sujeita.
De uma forma geral o educador deverá procurar elevar o nível das capacidades comunicativas e ampliar o número e a qualidade das interacções sociais.
Como tal, é imperioso conhecer a forma como a criança interage socialmente (com pares e adultos), uma vez que é com base no estabelecimento de uma boa relação afectiva que a criança explorará o ambiente com maior segurança. Também é importante que o professor/educador conheça a forma como a criança comunica os seus desejos, necessidades, etc.
Relativamente à interacção social, o professor/educador deve verificar se a criança consegue "pegar a vez"; apurar quantos turnos é capaz de tomar antes de se desinteressar da acção; ver se acriança consegue iniciar, manter e terminar uma interacção; quais os parceiros com quem interage.
No que diz respeito à comunicação, deve observar se a criança demonstra intenção comunicativa; quais as formas que utiliza para receber e expressar informação; quais as razões porque comunica; se é capaz de efectuar uma escolha.
É necessário criar oportunidades comunicativas para que a criança com multideficiência possa comunicar, assim como é importante que esta sinta necessidade de comunicar.
As actividades devem visar o desenvolvimento da comunicação e a formação de conceitos, a fim de serem partilhados com adultos e pares.Esta intervenção deve ocorrer em contextos naturais. Devem então, aproveitar-se as oportunidades naturais e inserir outras nas actividades que a criança multideficiente desenvolve.

  • Estratégias para desenvolver as interacções comunicativas:
- promover interacções significativas para a criança a fim de desenvolver o "pegar a vez";
- procurar desenvolver actividades que envolvam alternância de turnos (quer sejam de interacção social ou que envolvam conteúdos) que incluam a atenção sobre os objectos, de forma a criar oportunidades de aprendizagem nas interacções que se estabelecem com a criança;
- reconhecer na criança os comportamentos potencialmente comunicativos e seleccionar aqueles que possam ser úteis para a envolver activamente nas interacções e responder-lhes adequadamente;
- responder aos comportamentos utilizando formas de comunicação que correspondam ao nível de compreensão da criança;
- proporcionar oportunidades para que a criança possa iniciar uma conversa (para chamar a atenção, pedir algo, partilhar informação...);
- seleccionar dentro das actividades os tópicos (motivadores para a criança) de conversa e ter em conta que não é possível falar acerca de tudo o eu existe no ambiente;
- dar tempo à criança para que esta responda;
- construir: livros de comunicação, dispositivos de comunicação, assim como usar tecnologias de apoio;
- ensinar à criança sinais indicadores do inicio e fim de uma conversa (por exemplo: desviar a atenção ou introduzir outro tópico);
- focalizar a interacção nas actividades que a criança consegue fazer, a fim de desenvolver a capacidade comunicativa;
- mostrar à criança respeito, para que esta confie no interlocutor e saiba que este respeita as suas capacidades;
- aproximar-se da criança, tocar-lhe, sorrir próximo dela, para promover o bem estar emocional da mesma;
- ter em conta o posicionamento da criança, de forma confortável e a fim de possibilitar a interacção com o parceiro;
- demonstrar à criança, através de um posicionamento próximo, disponibilidade para a interacção comunicativa;
- utilizar objectos e movimentos como tópicos para auxiliar no estabelecimento de uma conversa;
- acompanhar sempre a linguagem oral com outras forma de comunicação, como por exemplo: expressões, objectos, gestos, imagens...;
- falar de uma forma clara e com um ritmo calmo;
- verbalizar o que a criança procura dizer;
- utilizar frases curtas e fazer pausas frequentes, para que a criança processe a informação.

Adaptado de "PROJETO DE INTERVENÇÃO A CRIANÇA COM MULTIDEFICIÊNCIA", Prof. Pedro Santos

2 comentários:

  1. ola meu filho tem 2anos e 6 mes e fala 8 palavras e nem todas completas mas ele esta na creche e nao deu resultado a convivencia com outras crianças para desenvolver na fala e agora fui encaminhada para uma terapia da fala no garcia da horta mas a medica diz que ele nao tem poblema algum e so mesmo na fala e gostaria de mais informaçao como posso ajuda-lo a superar esta fase se vcs me puderem ajudar desde ja fico agradecida

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  2. ola meu filho tem 2anos e 6 mes e fala 8 palavras e nem todas completas mas ele esta na creche e nao deu resultado a convivencia com outras crianças para desenvolver na fala e agora fui encaminhada para uma terapia da fala no garcia da horta mas a medica diz que ele nao tem poblema algum e so mesmo na fala e gostaria de mais informaçao como posso ajuda-lo a superar esta fase se vcs me puderem ajudar desde ja fico agradecida

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