Até aos 12 meses:
- O bebé reage ao som, mexe os olhos e a cabeça em direcção à origem dos mesmos;
- Chora quando se sente desconfortável e com fome;
- Nos primeiros meses considera-se que a sua comunicação tem carácter emocional (pré linguagem);
- Produz sons guturais, labiais e apicais e há uma grande variedade entre o ritmo, a melodia e a altura do som;
- Começa a produzir consoantes na parte mais anterior da boca;
- Os alimentos e o aparecimento de novos dentes vão estimular e influenciar o aparecimento de novos sons;
- Grita para chamar a atenção;
- Ao 6º mês aparece a lalação;
- Brinca com os seus sons, como brinca com os seus objectos, usando todo o seu corpo para comunicar;
- Com cerca de 8 meses, começa a palrar e a usar sons para exprimir os seus desejos;
- Inicia a compreensão de certas expressões que são usadas sempre no mesmo contexto;
- Observa atentamente os movimentos da boca e tente imitá-los;
- Perto dos 12 meses começa a dizer as suas primeiras palavra: “papá,”, “mamã”, popó”…
- Aos 12 meses utiliza o “Jargon”, utilizando muito as consoantes e todas as vogais;
- Volta-se imediatamente ao ouvir o seu nome, já reconhece muitas palavras utilizadas em determinado contexto como “bola”, “carro”, “rua”…;
- Começa a obedecer a ordens muito simples acompanhadss de gesto; (diz “´dá”, “olá”, adeus ao papá…).
Dos 12 aos 24 meses:
- Começa a repetir algumas palavras e tenta imitar o ritmo da fala;
- Diz palavras omitindo os fonemas/ sílabas (“péu”/ chapéu, “u”/ urso; “po”/ copo,…);
- Aponta para os familiares e brinquedos quando perguntam;
- Inicia a actividade simbólica, compreendendo a linguagem mesmo sem estarem os objectos presentes;
- Combina gestos com vocalizações ou palavras;
- Usa entoação apropriada para fazer perguntas;
- Responde a perguntas “o que é aquilo?”;
- Gosta de ouvir histórias;
- Executa ordens cada vez mais complexas, mas ainda simples como: “não toca, come, traz o sapato…”;
- Aos 2 anos dá-se a idade de explosão de vocabulário (tem cerca de 50-100 palavras e compreende cerca de 300 palavras);
- Trata-se pelo seu próprio nome e usa o pronome pessoal;
- Tem monólogos enquanto brinca, embora a grande maioria seja incompreensível pelos outros e a ecolália é evidente;
- Faz frases com verbo e nome “O Pedro faz”, “O Pedro dá”…e ss frases são cada vez mais longas;
- Pede oralmente o que quer;
- Nomeia 5 objectos e conhece bastantes miniaturas e partes do corpo;
- A linguagem está directamete ligada a descobertas sensório-motoras.
Se até aos 12 M não reage a sons, vocaliza, desenvolve lalação até 10 M e emite padrões de entoação.
Se até aos 24 M não reage ao nome, utiliza o gesto, reconhece utilidade dos objectos e diz palavras.
Solicite a ajuda de um Terapeuta da Fala!
Sem comentários:
Enviar um comentário