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terça-feira, 8 de setembro de 2009

Desenvolvimento da linguagem dos 0 aos 2 anos - Quando solicitar a ajuda do TF?


Até aos 12 meses:
  • O bebé reage ao som, mexe os olhos e a cabeça em direcção à origem dos mesmos;

  • Chora quando se sente desconfortável e com fome;

  • Nos primeiros meses considera-se que a sua comunicação tem carácter emocional (pré linguagem);

  • Produz sons guturais, labiais e apicais e há uma grande variedade entre o ritmo, a melodia e a altura do som;

  • Começa a produzir consoantes na parte mais anterior da boca;

  • Os alimentos e o aparecimento de novos dentes vão estimular e influenciar o aparecimento de novos sons;

  • Grita para chamar a atenção;

  • Ao 6º mês aparece a lalação;

  • Brinca com os seus sons, como brinca com os seus objectos, usando todo o seu corpo para comunicar;

  • Com cerca de 8 meses, começa a palrar e a usar sons para exprimir os seus desejos;

  • Inicia a compreensão de certas expressões que são usadas sempre no mesmo contexto;

  • Observa atentamente os movimentos da boca e tente imitá-los;

  • Perto dos 12 meses começa a dizer as suas primeiras palavra: “papá,”, “mamã”, popó”…

  • Aos 12 meses utiliza o “Jargon”, utilizando muito as consoantes e todas as vogais;

  • Volta-se imediatamente ao ouvir o seu nome, já reconhece muitas palavras utilizadas em determinado contexto como “bola”, “carro”, “rua”…;

  • Começa a obedecer a ordens muito simples acompanhadss de gesto; (diz “´dá”, “olá”, adeus ao papá…).

Dos 12 aos 24 meses:

  • Começa a repetir algumas palavras e tenta imitar o ritmo da fala;

  • Diz palavras omitindo os fonemas/ sílabas (“péu”/ chapéu, “u”/ urso; “po”/ copo,…);

  • Aponta para os familiares e brinquedos quando perguntam;

  • Inicia a actividade simbólica, compreendendo a linguagem mesmo sem estarem os objectos presentes;

  • Combina gestos com vocalizações ou palavras;

  • Usa entoação apropriada para fazer perguntas;

  • Responde a perguntas “o que é aquilo?”;

  • Gosta de ouvir histórias;

  • Executa ordens cada vez mais complexas, mas ainda simples como: “não toca, come, traz o sapato…”;

  • Aos 2 anos dá-se a idade de explosão de vocabulário (tem cerca de 50-100 palavras e compreende cerca de 300 palavras);

  • Trata-se pelo seu próprio nome e usa o pronome pessoal;

  • Tem monólogos enquanto brinca, embora a grande maioria seja incompreensível pelos outros e a ecolália é evidente;

  • Faz frases com verbo e nome “O Pedro faz”, “O Pedro dá”…e ss frases são cada vez mais longas;

  • Pede oralmente o que quer;

  • Nomeia 5 objectos e conhece bastantes miniaturas e partes do corpo;

  • A linguagem está directamete ligada a descobertas sensório-motoras.

Se até aos 12 M não reage a sons, vocaliza, desenvolve lalação até 10 M e emite padrões de entoação.
Se até aos 24 M não reage ao nome, utiliza o gesto, reconhece utilidade dos objectos e diz palavras.

Solicite a ajuda de um Terapeuta da Fala!

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