- Aos 3 anos, usa mais de 250 palavras;
- Tenta exprimir os seus pensamentos por palavras novas, por vezes fora do contexto;
- É frequente a “Gaguez fisiológica”, porque não consegue exprimir-se como o pensamento lhe exige;
- Sabe o seu nome e a idade, conta até 10;
- Verbaliza a vontade de ir à casa de banho;
- Discrimina correctamente miniaturas, objectos da vida diária e imagens;
- Por volta dos 4 anos, a expressão fica praticamente desenvolvida;
- Usa cerca de 800-1500 e compreende 1200-2000 palavras ou mais;
- Aumenta a velocidade do débito e faz conversas longas;
- Presta atenção a histórias, faz perguntas e conta eventos por ordem correcta;
- Faz frases cada vez mais extensas, correctas semanticamente e gramaticalmente (5 a 6 palavras);
- Por vezes na articulação há algumas omissões ou substituições infantis;
- A grande socialização destas idades faz com que haja um enriquecimento da linguagem;
- Segue ordens com 2 a 3 pedidos;
- Compreende noções espaciais;
- Produz quase todas as consoantes (dificuldades no /r/, “lh”, “nh”, /R/);
- Gosta de ouvir e contar histórias (o real mistura-se com o imaginário);
- Repete correctamente canções, rimas , lenga-lengas e faz muitas perguntas;
- Conta até 20 e começa associar o número e objectos até 5;
- Descreve figuras correctamente;
- Obedece e executa ordens de média complexidade e ordena uma sequência de 4-5 cartões correctamente;
- Usa conjugações e plurais regulares e irregulares;
Dos 4 aos 6 anos:
- Aos 5 anos, exprime-se correctamente e o vocabulário é também correcto;
- A sintaxe é correcta e articulação é praticamente matura;
- Pergunta constantemente o significafo de palavras abstractas, usando-as a propósito ou fora do contexto;
- Descreve figuras já com bastante pormenor;
- Define correctamente palavras pelo uso;
- Compreende e executa ordens de bastante complexidade;
- Ordena sequências de 5-6 cartões correctamente;
- Segue instruções dadas ao grupo;
- Nomeia os dias da semana e conta té 30;
- Faz perguntas e troca informações;
- Usa frases somplexas, com muita informação e continua a aumentar o vocabulário;
- Conta uma história ouvidda anteriomente correctamente;
- Comunica facilmente com adultos e pares.
Se até as 4 A não reconhece objectos, não se exprime com palavras ou gestos as suas necessidades, não nomeia, diz o próprio nome, emprega palavras ou frases simples e não compreende frases com 3 palavras. Se não presta atenção e não se concentra a ouvir uma história, não descreve acontecimentos, desenvolve conceitos numéricos e espaciais e a fala não se compreende.
Se até aos 6 A não obedece a ordens simples, não reproduz histórias ilustradas ou pequenos acontecimentos. Se há estruturação incorrecta de frases, discurso incoerente, permanência de erros articulatórios, indicios de gaguez e rouquidão frequente.
Solicite a ajuda de um Terapeuta da Fala!
Sem comentários:
Enviar um comentário