A partilha de informações de forma prática e simples, permite complementar saberes entre profissionais e acrescentar experiências com os que, perante um imprevisto, precisam de forma informada agir eficazmente - crianças, jovens e adultos/famílias.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Desenvolvimento da linguagem dos 2 aos 7 anos - Quando solicitar a ajuda do TF?

Dos 2 aos 4 anos:
  • Aos 3 anos, usa mais de 250 palavras;

  • Tenta exprimir os seus pensamentos por palavras novas, por vezes fora do contexto;

  • É frequente a “Gaguez fisiológica”, porque não consegue exprimir-se como o pensamento lhe exige;

  • Sabe o seu nome e a idade, conta até 10;

  • Verbaliza a vontade de ir à casa de banho;

  • Discrimina correctamente miniaturas, objectos da vida diária e imagens;

  • Por volta dos 4 anos, a expressão fica praticamente desenvolvida;

  • Usa cerca de 800-1500 e compreende 1200-2000 palavras ou mais;

  • Aumenta a velocidade do débito e faz conversas longas;

  • Presta atenção a histórias, faz perguntas e conta eventos por ordem correcta;

  • Faz frases cada vez mais extensas, correctas semanticamente e gramaticalmente (5 a 6 palavras);

  • Por vezes na articulação há algumas omissões ou substituições infantis;

  • A grande socialização destas idades faz com que haja um enriquecimento da linguagem;

  • Segue ordens com 2 a 3 pedidos;

  • Compreende noções espaciais;

  • Produz quase todas as consoantes (dificuldades no /r/, “lh”, “nh”, /R/);

  • Gosta de ouvir e contar histórias (o real mistura-se com o imaginário);

  • Repete correctamente canções, rimas , lenga-lengas e faz muitas perguntas;

  • Conta até 20 e começa associar o número e objectos até 5;

  • Descreve figuras correctamente;

  • Obedece e executa ordens de média complexidade e ordena uma sequência de 4-5 cartões correctamente;

  • Usa conjugações e plurais regulares e irregulares;

Dos 4 aos 6 anos:

  • Aos 5 anos, exprime-se correctamente e o vocabulário é também correcto;

  • A sintaxe é correcta e articulação é praticamente matura;

  • Pergunta constantemente o significafo de palavras abstractas, usando-as a propósito ou fora do contexto;

  • Descreve figuras já com bastante pormenor;

  • Define correctamente palavras pelo uso;

  • Compreende e executa ordens de bastante complexidade;

  • Ordena sequências de 5-6 cartões correctamente;

  • Segue instruções dadas ao grupo;

  • Nomeia os dias da semana e conta té 30;

  • Faz perguntas e troca informações;

  • Usa frases somplexas, com muita informação e continua a aumentar o vocabulário;

  • Conta uma história ouvidda anteriomente correctamente;

  • Comunica facilmente com adultos e pares.

Se até as 4 A não reconhece objectos, não se exprime com palavras ou gestos as suas necessidades, não nomeia, diz o próprio nome, emprega palavras ou frases simples e não compreende frases com 3 palavras. Se não presta atenção e não se concentra a ouvir uma história, não descreve acontecimentos, desenvolve conceitos numéricos e espaciais e a fala não se compreende.

Se até aos 6 A não obedece a ordens simples, não reproduz histórias ilustradas ou pequenos acontecimentos. Se há estruturação incorrecta de frases, discurso incoerente, permanência de erros articulatórios, indicios de gaguez e rouquidão frequente.

Solicite a ajuda de um Terapeuta da Fala!


Sem comentários:

Enviar um comentário