A partilha de informações de forma prática e simples, permite complementar saberes entre profissionais e acrescentar experiências com os que, perante um imprevisto, precisam de forma informada agir eficazmente - crianças, jovens e adultos/famílias.

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Atividades - Promover linguagem

Characters – Dung Ho Portfolio
COMPLETAR CANÇÕES (imitação/ interação) 


Utilizar músicas com as quais está mais familiarizada.
Incentivar a criança durante a realização das suas atividades favoritas (baloiço, bola, trampolim...), a cantar uma música infantil que lhe desperte mais interesse. Quando considerar que está  mais focada na tarefa, pare e não cante o final da música. Aguarde que ela a complete. Repita várias vezes.
Explorem ainda mais músicas ou rimas. 

APRENDER PALAVRAS NOVAS (aumentar vocabulário)

É inquestionável o papel do vocabulário sobretudo na competência linguística e no desempenho escolar das crianças. Pais e educadores devem fornecer uma linguagem com vocabulário correto, rico, variado e frases completas (sempre um bocadinho mais do que achamos que será capaz de compreender)
Falem sobre assuntos do interesse da criança. Siga uma conversa que seja iniciada por ela
(isso tornará mais provável que ela dê atenção às suas palavras). Fale sobre situações futuras (precisa ir lavar o carro porque está sujo...), sobre situações passadas ​​(“lembraste quando fomos...? ”). Espere e ouça. Não bombardeie a criança, dando-lhe a oportunidade de responder, fazendo uma pausa depois de dizer algo. Complemente as palavras com expressões faciais, gestos e ações apropriadas, dando-lhe assim pistas visuais para que aprenda o significado de novas palavras (por exemplo, ao bocejar ou deitar-se e explicar a palavra 'cansado').
Repita, repita e repita. Repita a mesma palavra enquadrando-a em diferentes momentos e situações. 
Incluindo a criança no contexto será mais fácil que entenda o significado de uma palavra nova (por exemplo, explicar palavra ansioso, dizendo "lembraste do teu aniversário e como te sentiste ansioso?”)
Dependendo da idade, podem usar onomatopeias, jogos de palavras ("diz-me o nome de um...", "diz-me o nome de um objeto que sirva para...", " diz-me tudo que saibas sobre...", "o contrário de ___ é___?", "o cão e o gato são___?).
Seja um "dicionário humano". 
E lembre-se, antes da expressão incentivem a compreensão. 

Sem comentários:

Enviar um comentário