De forma a capacitar
pais, é necessário não só ponderar as competências da criança como averiguar
quais as expetativas atuais dos pais, de forma a ir de encontro a cada uma. Normalmente
é necessário dividir os objetivos que os pais possuem, em pequenos passos,
sugerindo atividades tais como a compreensão de conceitos de linguagem. "
Quais são as habilidades pré -requisitos necessários para atingir esse
objetivo? "
Por exemplo, na
categorização de imagens e exploração do conceito “maçã”:
1 . Possuir uma maçã
real na mão (se possível cores diferentes ).
2 . Falar sobre o
exterior da maçã : cor, forma, tamanho, cheiro, sabor, textura.
![]() |
Fonte: http://pt.depositphotos.com/ |
4 . Corte uma maçã ao
meio, use tintas laváveis e faça impressões das maçãs em papel, utilizando sempre
diferentes cores.
5. Encontre uma
receita simples para fazer compota de maçã ou outro alimento feito a partir de
maçãs .
6. Comer fatias de
maçã com outos doces e falar sobre como o gosto, e sobre a confusão de gostos e
texturas.
7. Se possível, faça
uma maçã fingir de plasticina . Compare a maçã "a brincar" com a real
, explicando que podemos comer uma maçã "real” , mas não a de plasticina (modelagem,
pensamento analítico ).
8. Trazer outra fruta,
como uma laranja e fazer o mesmo que os passos 1 a 4 e 7.
9. Tente fazer um
sumo de laranja natural.
10. Comparar uma maçã
a uma laranja.
11. Procurar vídeos
de pessoas que colhem maçãs e laranjas que mostram tanto como se plantam como
crescem numa árvore.
12. Adicionar bananas
fazendo os passos de 1 a 7.
13. Role cada fruta no
chão para ver como eles rolam e comparem.
14. Utilize este
método para ensinar outras frutas comuns, por exemplo que ele veja na frutaria e tenha curiosidade.
Elabore pequenas metas para o seu filho e pense em estratégias lúdicas e motivadoras para alcançá-las! Não valorize apenas vitórias, cada esforço é importante e deve ser celebrado!
Adaptado de:
Sem comentários:
Enviar um comentário