- Normalmente a vertente compreensiva da linguagem encontra-se mais desenvolvida relativamente à expressiva. Não subestime as suas as capacidades cognitivas.
- Estas alterações podem significar menos oportunidades oferecidas para manter uma conversação, o que promove a diminuição de pedidos de ajuda/ informação, a dificuldade na aquisição de vocabulário e na melhoria da articulação verbal. Proporcione oportunidade linguísticas.
- Não utilize apenas perguntas fechadas e/ou termine as suas frases.
- Não a coloque sempre com o grupo menos capaz ou menos motivado. Beneficiará mais por trabalhar com crianças mais capazes se as tarefas forem adequadamente diferenciadas.
- Ofereça mais tempo e oportunidade para repetições adicionais e reforço. Apresente informações e conceitos novos, usando material concreto, prático e visual, e monitorizando a sua consolidação (grelhas de desempenho).
- Promova a consciencialização sobre as deficiências através de, por exemplo, uma discussão na turma e/ ou na escola, de forma que todos reconheçam os seus pontos fortes e as mesmas necessidades emocionais e sociais.
- Se achar adequado, promova uma alternância de amigos ou um sistema de colega de apoio para ajudar a inclusão.
- Encoraje a sua participação em atividades extra com os colegas da escola (biblioteca, etc).
- Encoraje a independência e vida prática, dando-lhe responsabilidades – devolver livros, levar mensagens, etc.
- Encoraje a conhecer a si mesma, respeitar a própria identidade, promovendo auto-estima e auto-confiança.
- É importante estar atento e separar comportamentos imaturos de maus comportamentos deliberados, e assegurar que o nível de desenvolvimento e não a idade cronológica da criança seja tido em consideração (distinguir o “não consigo fazer” do “não vou fazer”, repensar se a tarefa é adequada e se ela compreendeu o que é pretendido).
- Assegure regras claras e que todos os funcionários da escola saibam que a criança com SD deve obedecer às regras da mesma forma.
- Reforçar o comportamento desejado imediatamente com sinais de aprovação visuais ou orais, ignorando tentativas de chamar a atenção dentro do possível.
- Assegurar que a criança trabalhe com colegas que sejam bons modelos em comportamento.
- Proporcionar que aprenda a participar apropriadamente, a trabalhar independentemente e em cooperação com os outros; que responda a perguntas e instruções dadas oralmente; que respeite a vez de cada um; que aprenda comportamentos apropriados, regras da turma e escola e que desenvolva competências de auto-ajuda e tarefas práticas.
quinta-feira, 28 de março de 2013
Síndrome de Down - estratégias para o contexto escolar
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário