A partilha de informações de forma prática e simples, permite complementar saberes entre profissionais e acrescentar experiências com os que, perante um imprevisto, precisam de forma informada agir eficazmente - crianças, jovens e adultos/famílias.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Sugestões para estimular a linguagem na Criança: Compreensão e Expressão Verbal

Actividades que favorecem o desenvolvimento da Compreensão Verbal:

  •  Associem o gesto à fala, em expressões do quotidiano: “adeus!, dá cá, vem cá, ali, aqui, eu, tu”;
  • Digam o nome do que vos rodeia, por categorias, de forma aumentar o vocabulário: partes do corpo (enquanto se veste ou toma banho), peças de roupa (à medida que se veste ou que se despe), alimentos (quando faz compras, cozinha ou durante as refeições), nomes de locais que vai com frequência (a escola, a sua casa, a dos avós, o supermercado, etc), animais, cores (da roupa, dos lápis, da mobília da casa, etc);
  • Recortem figuras de revistas/folhetos e colem num caderno (folhas brancas), agrupando por categorias;
  • Joguem o “jogo de categorias”: primeiro definir a categoria (por exemplo: animais) e depois cada jogador nomeia um elemento (por exemplo: cão, gato, pato...);
  • Joguem o “jogo de contrários”: peça à criança para completar as frases (por exemplo: o contrário de grande é..., o contrário de quente é...) e dê exemplos: elefante (grande)/rato (pequeno); sopa (quente)/gelado (frio);
  • Descrevam o que estão a fazer, a ver, ouvir e/ou sentir;
  • Brincar ao “para que serve?” em que a criança descubra para que servem os objectos (bebo água por um..., corto o pão com ..., penteio o cabelo com ..., limpo as mãos à..).

Actividades que favorecem o desenvolvimento da Expressão Verbal:
  • A hora do conto da história, ser feita em conjunto com o pai ou a mãe, em que um deles lê uma página do livro e o vosso filho conta o que acontece na seguinte;
  • Ser a criança a contar a história (noite) aos pais, utilizando livros que predominem imagens;
  • Aprender canções simples, pouco elaboradas e cantá-las na hora do banho ou da brincadeira, ao deitar, no carro, etc;
  • Relatar em conjunto como correu o vosso dia de trabalho, de forma a que ele também conte o que aconteceu na escola;
  • Fazer desenhos e criar a história deles, por escrito (pai ou mãe ) ou oralmente;
  • Contar uma história conhecida sem ajuda de ilustrações, como O Capuchinho Vermelho, Os Três Porquinhos, Cinderela, etc;
  • Brincar ao jogo simbólico/o jogo do ”faz de conta”;
  • Dar pistas verbais, para que a criança descubra do que estão a falar. Por exemplo: é amarelo, é quente, é redondo, vive no céu...é o sol;
  • Aprender rimas e cantá-las (livros de rimas e lenga-lengas).
Adaptação do folheto “Crianças com Atraso na Aquisição da Fala/Linguagem –
Atitudes e práticas facilitadoras da aquisição de linguagem” de Boavida Fernandes, Isabel Lucas e Lígia Lapa.

Sem comentários:

Enviar um comentário