A partilha de informações de forma prática e simples, permite complementar saberes entre profissionais e acrescentar experiências com os que, perante um imprevisto, precisam de forma informada agir eficazmente - crianças, jovens e adultos/famílias.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Níveis de Intervenção do TF

No caso das perturbações da comunicação humana, a intervenção terapêutica pode ser directa ou indirecta.
Envolve a terapia, a reabilitação e a reintegração na vida social, bem como a intervenção precoce, o encaminhamento e o aconselhamento.
A terapia da fala tem como objectivo conduzir ao maior nível possível de funcionamento e comunicação que seja apropriado ao seu ambiente social e educacional, de modo a que possam alcançar ou manter um modo de vida autónomo. Quando existe uma patologia médica, a intervenção do Terapeuta da Fala pode complementar o tratamento médico.
A terapia da fala colabora também em programas terapêuticos num contexto multidisciplinar.

As perturbações que o terapeuta intervém não estão relacionadas só com a fala e a linguagem, que são dois dos mais complexos e desenvolvidos aspectos do funcionamento cerebral, mas também com o funcionamento auditivo, visual, cognitivo (incluindo a aprendizagem), oro-muscular, respiratório, vocal e de mastigação/deglutição.

FALA


Perturbações Articulatórias: dificuldade na produção de sons resultante de um uso incorrecto dos órgãos envolvidos (lábios, língua, véu palatino, etc.).
Estas alterações manifestam-se em substituições, omissões e distorções de sons que perturbam a compreensão do discurso.

Disfluência (Gaguez): perturbação da fala que afecta o ritmo, a velocidade e a prosódia da fala. Manifesta-se pela dificuldade em iniciar a fonação (bloqueio), pela repetição de um som e/ou de sílabas, pelo prolongamento de sons ou ainda através de elisões.

Ressonância / Alterações de voz (Disfonia): incluem problemas relacionados com a intensidade (forte / fraco), frequência (grave / agudo) e/ou qualidade vocal, que perturbem a fala da criança. Este tipo de alterações podem causar desconforto e angústia quando fala.

LINGUAGEM

As alterações da linguagem podem ser ao nível da compreensão e/ou expressão.
As primeiras referem-se à dificuldade na recepção e decifração de palavras/frases e à respectiva interpretação.


As alterações incluem:
• atraso no desenvolvimento da linguagem, vocabulário reduzido, dificuldade na estruturação de frases e/ou incapacidade de utilizar a linguagem num contexto social.

• perturbações específicas do desenvolvimento da linguagem ou perturbações adquiridas da linguagem (aspectos fonológicos, morfológicos, sintácticos, semânticos e/ ou pragmáticos).

Assim, o Terapeuta da Fala presta ainda apoio terapêutico em:
• Alterações oro-motoras
• Dificuldades de aprendizagem (leitura/ escrita)
• Dificuldades de alimentação / deglutição
• Perturabações na Comunicação não verbal: utilização de técnicas e estratégias de comunicação aumentativa (sistemas e materiais a utilizar), observação e controlo dos aspectos supra-segmentais, utilização da mímica.
• Alterações nos aspectos cognitivos da comunicação (aumento dos períodos de atenção, estimulação da memória, resolução de problemas, desenvolvimento de funções executivas) e funções sensoriais no âmbito da comunicação (défices auditivos).

Sem comentários:

Enviar um comentário